Atenção: Considere o caso a seguir para responder às questões de números 43 a 45.
Sr. Osvaldo, 65 anos, internado na Unidade de Internação. No 1o pós-operatório de laparotomia exploradora, encontrava-se consciente, extubado, com sonda nasogástrica aberta, sonda vesical de demora, cateter venoso central em veia subclávia direita, curativo abdominal oclusivo e dreno de Penrose aberto em bolsa coletora. Nas primeiras 24 horas de pós-operatório, os sinais vitais mantiveram-se normais e o balanço hídrico foi negativo de 500 ml.
Dentre os cuidados de enfermagem relacionados com a sonda nasogástrica o profissional de enfermagem deve:enfermagem deve:
I. manter a SNG aberta em coletor situado abaixo do nível do paciente; promover ordenhas periódicas da sonda; dar água sempre que o paciente referir sede.
II. medir volume da drenagem a cada plantão ou pelo menos uma vez ao dia; manter fixação adequada; manter os lábios lubrificados.
III. verificar a permeabilidade da sonda; promover higiene oral freqüente; orientar o paciente para não tracionar a sonda.
IV. registrar as características da secreção drenada; promover higiene oral freqüente, dar água sempre que o paciente referir sede.
Após a avaliação médica em decorrência do balanço hídrico negativo, foi prescrito, além do Soro Glicosado a 5% 1000 mL com eletrólitos para correr em 8 horas, Ringuer Lactato 300 mL, em 2 horas.
A velocidade de infusão dessas soluções, em gotas por minuto, deve ser, respectivamente e aproximadamente,
28 e 28
42 e 38
14 e 21
42 e 83
42 e 50
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...