um grande volume de prescrições com medicamentos potencialmente perigosos ou de alta vigilância. Considerando que o paciente grave já apresenta quadro clínico de risco ou instável, é necessária grande atenção durante a administração desses medicamentos.
Sobre a prescrição, o uso e a administração de medicamentos potencialmente perigosos, assinale a alternativa INCORRETA.
- A. Deve ser implantada a dupla checagem, na farmácia e no momento de recebimento pela enfermagem, das doses prescritas dos medicamentos de alta vigilância.
- B. O número de apresentações e concentrações disponíveis de medicamentos potencialmente perigosos deve ser ilimitado, especialmente para opioides e insulina.
- C. As doses dos medicamentos potencialmente perigosos ou de alta vigilância deverão ser conferidas com dupla checagem na fase dos cálculos para prescrição e na análise farmacêutica da prescrição para dispensação.
- D. Recomenda-se a utilização de programa informatizado para prescrição de medicamentos com suporte clínico que forneça minimamente informações sobre doses máximas para medicamentos potencialmente perigosos / alta vigilância.