Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Historicamente, a produção das informações em saúde em nosso país deu-se de forma centralizada. Esse fato, possivelmente, deve-se a quatro razões principais: a) no início dos anos 60 a centralização da produção das informações foi tomada como estratégia nacional para a padronização e melhoria da qualidade das estatísticas disponíveis no país; b) a tecnologia de informática disponível no momento da criação dos sistemas de informações baseava-se nos main-frames, fato que já colaborava para uma forte centralização da produção de dados; c) existência de poucos recursos humanos disponíveis para a gestão e produção das informações; d) forte centralização política nos anos de chumbo, época em que vários destes sistemas foram criados. Assinale a alternativa que apresenta o principal fator limitante do potencial de uso dos sistemas de informação em saúde:
Quando as informações produzidas forem utilizadas para endossar o discurso político.
A descentralização das informações em saúde é perigosa na medida em que diferentes municípios podem ter diferentes mecanismos de sistematização das informações.
Quando o processo de descentralização da produção e gestão das informações em saúde se der de uma forma burocrática, apenas como uma forma de garantir o repasse de recursos do SUS.
Quando os sistemas de informação em saúde apresentam informações diferentes de outros sistemas, como por exemplo, o IBGE.
Quando os gestores de organizações de saúde empregam as informações para justificar decisões de gestão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...