Gerenciamento dos resíduos de saúde representa um conjunto de procedimentos de gestão que objetiva minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando não apenas à proteção dos trabalhadores, mas também à preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
O processo de segregação representa o descarte do resíduo no momento de sua geração e implica o acondicionamento de materiais diversos em recipientes únicos para serem posteriormente divididos de acordo com suas características.
A identificação dos resíduos contidos em recipientes é obrigatória nos sacos de acondicionamento e recipientes de coleta externa, ou nos recipientes de transporte, sendo opcional a identificação com símbolos nos locais de armazenamento.
O transporte interno de resíduos pode ser feito separadamente, mas, com a finalidade de agilizar a coleta dentro do estabelecimento e otimizar o traslado, podem-se transportar grupos diferentes de resíduos no mesmo recipiente.
Resíduos com substâncias químicas que apresentam risco à saúde pública ou ao meio ambiente, a exemplo de medicamentos ou insumos farmacêuticos, são classificados no grupo A de elementos potencialmente infectantes.
Os usuários domiciliares geradores de resíduos líquidos de antibacterianos e hormônios para uso tópico poderão descartá-los em esgoto sanitário com sistema de tratamento, e as embalagens desses produtos deverão ser acondicionadas como resíduo sólido urbano.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...