Questão número 478694

Sobre os modelos de organização do trabalho, no sistema capitalista, é CORRETO afirmar:

  • A.

    O modelo de administração taylorista se caracteriza pela falta de divisão de tarefas entre trabalhadores, ausência de monotonia, menor incidência de sofrimento psíquico e de doenças físicas.

  • B.

    Tanto o modelo fordista como o taylorista promovem intensificação do trabalho, rotina, permanente controle e movimentos repetitivos. O esforço empregado para tanto evita comportamentos condicionados, relações de violência e de agressividade entre os trabalhadores.

  • C.

    Os modelos taylorista e fordista prevaleceram nos países capitalistas até meados dos anos 70. Foram substituídos pelo toyotismo, agilizado pela microeletrônica, e por formas de trabalho mais diversificadas e de maior envolvimento dos trabalhadores nos objetivos da empresa.

  • D.

    Historicamente, a estratégia por parte dos trabalhadores, como resistência aos modelos fordista e taylorista, foi dificultar o desenvolvimento da produção, mas sem sabotagens, danificação de máquinas, atrasos ou greves.

  • E.

    Anterior ao toyotismo, a organização científica do trabalho privilegiava o saber do trabalhador, incentivava iniciativas de organização e adaptação ao trabalho, bem como qualquer outra atividade intelectual.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...