Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Sobre o tema educação voltada à saúde dos trabalhadores, é CORRETO afirmar:
Nas ações de educação, o enfermeiro do trabalho precisará de recursos para práticas educativas coletivas e/ou individuais na empresa, com a finalidade de formar trabalhadores para ações que melhorem e/ou mantenham a qualidade de vida.
As práticas de educação em saúde são espaços de produção e de aplicação de saberes para o desenvolvimento humano. Devem favorecer a reflexão crítica e participação dos trabalhadores e equipes de saúde do trabalhador. O líder dessas práticas é o enfermeiro.
As áreas de educação para o enfermeiro são: educação de profissionais, educação permanente de equipes de enfermagem e ainda educação em saúde de trabalhadores. Esta última é fundamental para o enfermeiro do trabalho, pois facilita a sua criatividade e a inovação na promoção da saúde e prevenção de acidentes de trabalho.
Uma tendência em enfermagem é a problematização como atividade didática mais adequada para educação em saúde, porque valoriza o saber do enfermeiro ao lhe transmitir informações que julga serem valiosas e essenciais para a vida e saúde dos trabalhadores.
É de fundamental importância que o enfermeiro do trabalho busque alternativas que associem saúde e educação, lembrando que o saber acadêmico exclui o saber leigo e o contexto político, social, econômico e cultural do trabalhador.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...