Hospedeiro, agente infeccioso e meio ambiente são elementos fundamentais da cadeia de transmissão de infecções parasitárias. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
As infecções iatrogênicas originam-se da quebra de um dos elos da cadeia de infecção e decorrem da perda de imunidade na presença de inúmeros patógenos endógenos.
O modo de transmissão por gotícula é aquele em que secreções provenientes da boca e das vias aéreas entram em contato com o hospedeiro suscetível, a partir da tosse, conversação ou espirro. Esse modo é considerado transmissão direta por contágio mediato.
A utilização de antibióticos de largo espectro garante a cessação da infecção, portanto, tais antibióticos devem ser utilizados sempre que uma cadeia de infecção for instalada.
A presença de um agente infeccioso significa o início de uma infecção e adotar medidas que eliminem ou destruam esse patógeno garante a quebra de um dos elos da cadeia e evita a transmissão de infecção.
Na cadeia de infecção, a porta de entrada sempre é diferente da porta de saída. Um exemplo é o da pele, que quando lesada, serve de porta de entrada, e as secreções contaminadas a serem produzidas podem representar porta de saída da cadeia de infecção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...