Enfermagem - Doenças/ Patologias - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Devido às atuais condições de vida e trabalho e o aumento na expectativa de vida, tem havido uma significativa elevação no número de casos de doenças crônico-degenerativas, dentre elas a hipertensão arterial. Sobre a hipertensão arterial, é INCORRETO afirmar:
Faz parte do atendimento ao paciente hipertenso a orientação quanto à importância da mudança de hábitos de vida para que haja controle dos fatores de risco modificáveis como estresse, hiperglicemia, sedentarismo e obesidade.
A hipertensão arterial é um dos principais fatores associados ao desenvolvimento de doenças como a insuficiência coronariana, a insuficiência cardíaca, a insuficiência renal e o acidente vascular cerebral.
A pressão arterial depende da força de contração do coração, da quantidade de sangue circulante e da resistência dos vasos.
Na hipertensão primária ou sistêmica há uma causa conhecida, como, por exemplo, problemas renais, tumores de suprarrenal e algumas doenças endócrinas.
Fatores de risco constitucionais (idade, sexo, fatores genéticos como raça, história familiar e obesidade) e fatores ambientais (ingestão de sal, álcool, drogas, gorduras, tabagismo, estresse e sedentarismo), contribuem para o desenvolvimento da hipertensão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...