Os enfermeiros precisam compreender a fisiologia do equilíbrio hidroeletrolítico e do equilíbrio acidobásico para prever, identificar e responder a possíveis desequilíbrios. Analise os itens abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
- A. A concentração de sódio é maior no compartimento de líquido extracelular (LEC) que no compartimento de líquido intracelular (LIC); por causa disso, o sódio tende a entrar nas células por difusão. Essa tendência é compensada pela bomba de sódio-potássio, que é mantida pela membrana celular e que movimenta ativamente o sódio da célula para dentro da LEC.
- B. O corpo é equipado com extraordinários mecanismos homeostáticos para manter a composição e o volume de líquido corporal dentro de estreitos limites de normalidade. Os órgãos envolvidos na homeostasia incluem os rins, o coração, pulmões, hipófise, glândulas suprarrenais e glândulas paratireoides.
- C. São sinais e sintomas da hipovolemia: ganho de peso agudo, edema periférico e ascite, veias jugulares distendidas, estertores crepitantes, falta de ar, aumento da pressão arterial, pulso latejante e tosse, aumento do débito urinário e da frequência respiratória.
- D. A hipopotassemia pode ser potencialmente fatal, o enfermeiro precisa monitorar quanto à presença inicial em clientes em risco. Fadiga, anorexia, fraqueza muscular, diminuição da motilidade intestinal, parestesias e arritmias são sinais que recomendam a avaliação da concentração de potássio sérico.
- E. A hipercalcemia é um desequilíbrio perigoso, quando grave, de fato, a crise hipercalcêmica apresenta taxa de mortalidade tão alta quanto 50%, se não tratada imediatamente. Tendo as malignidades e hiperparatireoidismo, como as causas mais comuns.