Considere que um enfermeiro da Unidade de Terapia Intensiva está no plantão noturno, e que a Unidade apresenta 19 leitos, sendo um deles de isolamento. A escala pré-definida apresentava três enfermeiros e 12 técnicos em enfermagem de plantão, entretanto, durante a passagem de plantão, o enfermeiro da tarde informou que havia sido comunicada uma falta de enfermeiro e duas faltas de técnicos em enfermagem, por motivo de licença médica.
Considerando a legislação vigente acerca de recursos humanos em UTI e a divisão de profissionais de enfermagem por paciente, garantindo a segurança da assistência, assinale a alternativa CORRETA.
- A. Não há como organizar a escala de plantão seguindo a legislação vigente, uma vez que o número de profissionais é insuficiente para prestar o cuidado com qualidade. Assim, o coordenador de enfermagem deverá ser acionado para requisição de plantão extra.
- B. Considerando que a UTI apresenta 19 leitos, a escala poderia ser organizada da seguinte forma: um enfermeiro com dez pacientes e o outro enfermeiro com nove pacientes. Um técnico de enfermagem para serviços de apoio assistencial e os outros técnicos um com cada dois leitos.
- C. Considerando que a UTI apresenta 19 leitos, a escala poderia ser organizada da seguinte forma: um enfermeiro com dez pacientes e o outro enfermeiro com nove pacientes. Um técnico de enfermagem assumindo o leito de isolamento e os outros técnicos cada um com dois leitos, e a unidade ficaria sem o técnico de enfermagem para o serviço de apoio assistencial.
- D. Considerando que a UTI apresenta 19 leitos, a escala poderia ser organizada da seguinte forma: um enfermeiro com dez pacientes e o outro enfermeiro com nove pacientes mais o leito de isolamento. Um técnico em enfermagem para serviços de apoio assistencial e os outros técnicos cada um com dois leitos.