A monitorização hemodinâmica é frequente nas UTIs e o enfermeiro apresenta papel fundamental na discussão da indicação com a equipe multiprofissional, nos cuidados de enfermagem e na manutenção dos dispositivos.
Considerando os cuidados de enfermagem na monitorização hemodinâmica, assinale a alternativa INCORRETA.
- A. Os locais mais frequentemente utilizados para a cateterização arterial são as artérias radial, femoral, pediosa, axilar e braquial. Os dados obtidos com a pressão arterial invasiva são pressão sistólica, diastólica e pressão arterial média.
- B. Os cuidados de enfermagem para manutenção da punção arterial são: observação do sítio de punção, observando os sinais flogísticos, e uso intermitente de solução salina ou solução salina e heparina para manter o cateter pérvio.
- C. O cateter de Swan-Ganz é um dispositivo com múltiplos lumens usado à beira do leito, que pode ser introduzido na artéria pulmonar e é capaz de fornecer importantes informações sobre o comportamento hemodinâmico.
- D. Durante a técnica de punção do cateter de Swan-Ganz pelo médico, o enfermeiro deve realizar a zeragem do aparelho de monitorização contra a pressão atmosférica. A coluna de água do transdutor deve ser colocada na altura da linha média axilar do paciente, no quarto espaço intercostal.