Para que uma unidade de centro cirúrgico e uma central de material esterilizado funcionem bem, é necessário que se disponha de instrumentos que reúnam, de forma sistematizada, normas, rotinas e outras informações necessárias aos profissionais. Enquanto o centro cirúrgico é um local preparado para a prática de todos os tipos de cirurgias, a central de material esterilizado (CME) é a área responsável pela limpeza, pelo controle, pelo preparo, pela esterilização e pela distribuição de materiais. A respeito de centro cirúrgico e central de material esterilizado, assinale a alternativa correta.
- A. Em uma CME, o expurgo é considerado como uma área semicrítica por ter maior risco de transmissão de infecção devido ao manuseio de instrumentais contaminados.
- B. Considerando-se que um paciente tenha sido submetido à drenagem torácica, será dispensado o pinçamento do dreno-selo dágua antes da troca do sistema realizada pela enfermagem.
- C. A higiene da pele de pacientes colostomizados deve ser feita a cada dois dias em decorrência das dores nas lesões que todos apresentam pelo uso da bolsa coletora.
- D. Como controle no processo de esterilização, os testes biológicos são os mais precisos por considerarem todos os parâmetros críticos, como temperatura, pressão e tempo de exposição.
- E. No pré-operatório de cirurgias eletivas, a tricotomia, quando indicada, deverá ser realizada com doze horas de antecedência e por meio de lâminas.