Um homem de 36 anos de idade, com câncer metastático, foi internado, há três semanas, após submeter-se a uma cirurgia abdominal. Apresenta uma lesão neoplásica aberta em região inguinal esquerda drenando bastante secreção purulenta. Encontra-se muito emagrecido, debilitado e pouco comunicativo. Os sinais vitais permanecem estáveis. Está com sonda nasogástrica mantida aberta para drenagem de conteúdo gástrico, sonda vesical de demora e cateter de veia subclávia direita em infusão de solução glicosada hipertônica. Foi prescrito a esse paciente um enema de grande volume sob gotejamento.
Tendo como base a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.
O enema prescrito refere-se à instilação de um grande volume de líquido no intestino grosso do paciente e pode ser realizado utilizando-se os frascos descartáveis que possuem extremidades pré-lubrificadas.
Nesse caso, a sonda mais indicada é a nasoenteral, de calibre fino e comprimento longo, com peso de mercúrio na extremidade para que a sonda avance até o intestino.
A sonda vesical recomendada, nesse caso, é a de Foley, com sistema de drenagem aberto.
O paciente já tem um dispositivo de acesso venoso central, que é o mais adequado à situação, visto que poderá ser feita, por meio desse dispositivo, a infusão de medicamentos mais concentrados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...