Uma mulher com sessenta e um anos de idade, ao ser atendida na emergência hospitalar, referiu dispneia e tosse frequente. Relatou ser tabagista, com um consumo diário de trinta cigarros, e ter histórico de câncer de laringe com tratamento concluído. Após internação, iniciou expectoração de secreção sanguinolenta de odor pútrido e relatou ter dificuldade para dormir em decúbito dorsal. Após a realização de exames, foi diagnosticado câncer de pulmão bilateral.
Considerando esse caso clínico e os aspectos que envolvem o cuidado ao paciente com câncer de pulmão, assinale a opção correta.Seria correto administrar medicamentos analgésicos potentes à paciente, rotineiramente e antes de praticar alguma atividade, a fim de aumentar sua participação e seu bem estar.
Os sinais e sintomas de sangramento durante a expectoração devem ser monitorados somente quando houver queixa da paciente.
A assistência direta à paciente durante a administração de quimioterápicos, a realização de exames de imagem, procedimentos cirúrgicos, radioterapia e o controle de reações adversas das terapias adotadas são atividades que devem ser delegadas ao técnico de enfermagem.
No caso apresentado, bem como em pacientes com essa enfermidade, é importante a avaliação das repercussões do tumor primário sobre o sistema respiratório, devido ao comprometimento da relação ventilação/perfusão/difusão.
Por se tratar de uma paciente oncológica, que acarreta elevados custos ao sistema de saúde, o foco do cuidado a essa paciente deve se restringir à avaliação de programas e serviços baseados na eficácia de custos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...