Questão número 480379

Uma jovem de 17 anos de idade, primigesta, com 34 semanas de gestação, deu entrada no setor de obstetrícia com quadro de crise convulsiva, hipertensão arterial (200 mmHg × 120 mmHg) e edema. A mãe, que a acompanhava, informou que a filha nunca teve problemas de saúde, mas que ganhou muito peso com a gravidez. Relatou história familiar de eclampsia (irmã). Informou ainda que, na 23.ª semana de gestação, foi detectado aumento da pressão arterial na sua filha, quando iniciou o tratamento com metildopa (150 mg/dia). Foi submetida à cesariana, e a criança demonstrou boa vitalidade ao nascer. No pós-operatório imediato, a puérpera evoluiu comatosa e com anasarca. Encontra-se com cânula de Guedel e oxigênio sob máscara, sonda vesical de demora e sulfato de magnésio IV, 1g/h, em veia periférica.

Considerando o caso apresentado, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os dados de história familiar de eclampsia, ganho de peso e hipertensão arterial após a vigésima semana de gestação indicam que a causa mais provável da eclampsia é uma hipertensão arterial crônica.

  • B.

    O anti-hipertensivo utilizado pela gestante (metildopa) habitualmente não é a primeira escolha por estar associado à redução significativa do fluxo sanguíneo uteroplacentário, morte fetal e insuficiência renal em neonatos, sendo utilizada apenas nos casos de hipertensão refratária.

  • C.

    O sulfato de magnésio prescrito deve ser administrado sob bomba de infusão, com controle rigoroso dos parâmetros respiratórios (frequência respiratória deve ser superior a 12 irpm), neurológicos (atenção para o reflexo patelar, que deve estar presente) e de débito urinário (deve ser superior a 100 mL em 4 horas).

  • D.

    Devido à história de crise convulsiva, a paciente deve ser colocada em um leito com grades que impeçam a ocorrência de quedas ou traumatismos, sob decúbito lateral direito, com contensão em ambos os braços, para evitar trauma.

  • E.

    A fisiopatologia envolvida está amparada no dano epitelial, de causa autoimune, que provoca vasoconstrição e elevação da resistência vascular periférica, alterações sanguíneas com hemodiluição, alterações na permeabilidade capilar e alterações hepáticas com diminuição de enzimas.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...