A inserção de uma sonda de alimentação pelo nariz ou boca até o duodeno, denominada de sonda nasoentérica (SNE), possibilita ao paciente que não consegue ou não quer se alimentar o recebimento de uma dieta capaz de satisfazer as suas necessidades nutricionais. A SNE possibilita ainda a suplementação alimentar em pacientes com exigências nutricionais muito altas. Apesar de se considerar um procedimento relativamente simples e frequente na prática do enfermeiro, tal medida não está isenta de riscos e complicações. Nesse sentido, devem-se considerar todos os aspectos relativos à segurança do paciente durante e após a passagem da sonda, assim como na administração da dieta, de medicamentos e líquidos. Sobre o exposto, é CORRETO afirmar que:
I. Deve-se verificar atentamente todos os dispositivos desde a sua inserção até a conexão, antes de realizar as reconexões, desconexões ou administração da dieta, medicamentos ou soluções.
II. Se, durante a passagem da sonda, o paciente permanecer tranquilo, não apresentar tosse, cianose ou qualquer outro sinal indicativo de complicação e se a ausculta for positiva na região mesogástrica, pode-se considerar por esses dados que a sonda está posicionada dispensando a necessidade de Rx.
III. Identificar a bomba de infusão pela qual a dieta está sendo administrada.
IV. Devem-se utilizar somente equipos de cor azul para infusão de dietas enterais.
V. Deve-se interromper imediatamente a infusão da dieta, se o paciente apresentar diarreia, cólicas ou constipação intestinal.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as afirmativas I, III e IV.
Somente as afirmativas I e IV.
Somente as afirmativas III e V.
Somente as afirmativas III e IV.
Somente as afirmativas I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...