A infecção neonatal pelo vírus herpes simples (HSV) é sempre grave e acompanhada por significativa morbimortalidade, mesmo com terapêutica antiviral específica. Levando-se em consideração a epidemiologia, transmissão, patogênese e manifestações clínicas. A avalie as alternativas seguintes e marque a ERRADA:
As estatísticas mostram que 70% das infecções herpéticas neonatais são causadas por HSV-2 e resultam na maioria dos casos do contato do feto, durante o parto, com secreções genitais maternas infectadas pelo vírus.
Após o contato do feto/Rn com o vírus ocorre a replicação viral que pode se manter localizada ou pode disseminar-se e inclusive evoluir para uma encefalite.
Uma síndrome dismorfica é caracterizada pelo achatamento de ossos frontais, boca triangular, palato em ogiva, implantação baixa das orelhas, micrognatia e microcefalia.
A maioria dos Rn com infecção intra-uterina pelo HSV pode apresentar lesões de pele e microcefalia, calcificações intracranianas e microftalmia.
O aciclovir é um nucleosídeo artificial anti-herpético que atua inibindo a replicação do DNA do HSV. É administrado por via subcutânea e é eliminado por via renal. Na queratite herpética não se utiliza mais a iodo deoxiuridina como colírio, pois tal medicação causa glaucoma.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...