Texto para as questões 27 e 28
Um jovem de 18 anos de idade foi hospitalizado por apresentar queixas de cefaléia importante acompanhada de febre alta havia três dias. O exame físico realizado pelo enfermeiro evidenciou rigidez de nuca, lesões purpúricas extensas sobre a face e os membros superiores, além de sinal de Kernig positivo. Durante o exame físico, o paciente tossiu diretamente no rosto do enfermeiro, que não usava proteção facial. Após avaliação clínica e laboratorial, foi diagnosticada meningite meningocócica. No curso da internação, o paciente apresentou desorientação, comprometimento da memória e letargia, quadro que evoluiu para o coma. Verificou-se, ainda, choque séptico e coagulação intravascular disseminada.
Considerando o quadro clínico descrito acima, assinale a opção correta.
Infere-se, pela descrição feita, que, no exame físico inicial do paciente, todos os movimentos de flexão do pescoço foram realizados sem queixas de dor.
A família deve ser informada de que a condição do paciente indica bom prognóstico.
O sinal de Kernig, evidenciado em teste utilizado para avaliação da irritação meníngea, caracteriza-se pela flexão involuntária dos joelhos e quadris no estímulo de flexão do pescoço do paciente.
No caso apresentado, devem ser avaliados continuamente os sinais vitais, o estado neurológico do paciente e suas condições de oxigenação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...