Texto para as questões de 34 a 36
Uma mulher de 47 anos de idade foi internada em um hospital apresentando queixas de parestesias e dores nos membros inferiores, que há aproximadamente 1 mês impediam o seu repouso noturno, acometendo mais o membro inferior esquerdo (MIE). Há uma semana havia passado a ter dificuldades importantes de locomoção, tendo que se apoiar nas paredes. Tem como antecedentes o tabagismo desde a adolescência, etilismo interrompido há dez anos e tuberculose. Apresentava-se consciente, orientada, anictérica, emagrecida e com edema em membros inferiores; sinal de Romberg positivo, marcha escarvante. Apresentou também hiporreflexia esquerda com força muscular preservada. Após alguns dias de internação, apresentou abcesso na região interna do braço em que foi feita uma incisão cirúrgica e instalado um dreno. Tal ferida apresenta cerca de 5 cm de extensão com 1 cm de profundidade e há saída de secreção purulenta em grande quantidade. Tem apresentado episódios de febre alta.
Assinale a opção correta acerca da sintomatologia apresentada pela paciente descrita no texto.
A marcha apresentada pela paciente pode ser assim descrita: as pernas são posicionadas bem separadas, bem elevadas e batidas com força no chão a cada passo; o calcanhar bate no chão.
O teste de Romberg é utilizado para avaliação da propriocepção e, como, no caso apresentado, o resultado foi positivo, conclui-se que a paciente perdeu a estabilidade quando, de pé, com os pés juntos, fechou os olhos.
As reações reflexas da paciente estão exacerbadas.
As parestesias apresentadas pela paciente constituem diminuições do tônus e provocam flacidez dos membros, com tendência a mostrarem excursões anormais quando movimentados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...