Química - Reações, Soluções e Transformações Químicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As moléculas responsáveis pela ação de limpeza em produtos detergentes possuem uma estrutura química com características que podem ser representadas esquematicamente pelo desenho abaixo. Em meio aquoso, essas moléculas se associam formando agregados esféricos conhecidos como micelas. Como as micelas possuem dimensão coloidal, as misturas de água e detergente são dispersões coloidais, e não soluções. Além do uso na limpeza doméstica, detergentes podem ser adicionados a óleos lubrificantes de motores, prevenindo o acúmulo de resíduos de carvão nos pistões. Com relação a detergentes e suas dispersões coloidais e tendo o texto acima como referência, assinale a opção correta.
A cauda da molécula de um detergente é hidrofílica, enquanto a cabeça é hidrofóbica.
Nas micelas formadas em meio aquoso, as moléculas de detergentes têm a cabeça polar voltada para o seu interior e a cauda apolar voltada para o exterior do agregado esférico em contato com o solvente.
Moléculas de detergente possuem propriedades tensoativas, ou surfactantes, pois aumentam a tensão superficial da água e facilitam o processo de lavagem.
A ação de limpeza de detergentes deve-se à sua capacidade de aprisionar gotículas de óleo ou partículas de carvão no interior das micelas.
A espuma produzida pela mistura de água e detergente é responsável pela ação de limpeza dos detergentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...