O cuidado de enfermagem ao paciente com tratamento quimioterápico exige a identificação dos efeitos colaterais, para a determinação dos cuidados a serem prestados, pois a administração de quimioterapia tem a finalidade de destruir as células cancerígenas. Entretanto, seu efeito no organismo traz efeitos adversos e nocivos a curto, médio e longo prazo. Em relação à quimioterapia e seus efeitos colaterais, analise as afirmativas abaixo.
I. A presença de urticária e a hiperpigmentação em alguns casos está relacionada à alta taxa de renovação celular causada pela quimioterapia a nível sistêmico.
II. A alopecia é uma toxicidade dermatológica da quimioterapia em nível sistêmico. Inicia-se, geralmente, 2 a 3 semanas após o início do tratamento.
III. A administração de quimioterapia via intravenosa é a mais comum, com absorção mais rápida e alcance de níveis séricos precisos. Requer técnica asséptica e rodízio da área de aplicação da punção periférica, com avaliação frequente e criteriosa do acesso venoso na administração de antineoplásicos irritantes e vesicantes para evitar flebite.
IV. Náuseas, vômitos, flebite e fadiga são alguns sintomas imediatos da quimioterapia.
V. A anemia é o sintoma mais frequente no paciente oncológico, que pode ser consequência do tratamento ou da própria doença, principalmente em pacientes com doença avançada.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I, II, III e V estão corretas.
Somente as afirmativas III e V estão corretas.
Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...