Um homem de 57 anos, portador de insuficiência cardíaca congestiva (ICC), hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes melito (DM) há cerca de 10 anos, foi internado na clínica médica de um hospital por apresentar dispnéia aos mínimos esforços, ortopnéia, dispnéia paroxística noturna (DPN), edema de membros inferiores, superiores e peripalpebral, além de aumento do volume abdominal. Relatou uso irregular das medicações e desrespeito à restrição hídrica devido ao intenso calor nos dias anteriores. Ainda na admissão, apresentava aumento do volume escrotal e hérnia inguinal. O exame físico revelou paciente consciente e orientado, com abdome globoso, tenso, ascítico, ruídos hidroaéreos presentes, ausência de massas palpáveis e presença de sinal de piparote. Nos membros inferiores, o paciente apresentava edema endurecido, cacifo positivo. Pesou 94 kg e mediu 1,66 m de altura. Seus sinais vitais indicavam hipertensão arterial e taquipnéia. Apresentava, ainda, limitação acentuada da atividade diária.
Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir quanto ao quadro clínico do paciente e à assistência de enfermagem adequada.
Os sintomas de ortopnéia e DPN apresentados pelo paciente são, respectivamente, a dificuldade para respirar quando se deita em plano horizontal e a crise súbita de ortopnéia à noite.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...