Texto para as questões de 35 a 39
Um homem de 25 anos de idade foi internado após sofrer um acidente automobilístico que lhe causou trauma raquimedular e fratura de clavícula, de uma costela e da mão direita. Está em um serviço de atendimento especializado, acompanhado da mãe e da esposa. Ao ser avaliado pelo enfermeiro de plantão, mostrou-se pouco receptivo. Ele encontra-se imobilizado, sente muitas dores e queixa-se de dificuldades para respirar. Não consegue tossir e há acúmulo de secreções pulmonares. Foram detectados sons maciços em bases pulmonares e ruídos adventícios — roncos. Não consegue mobilizar membros superiores e inferiores e relata perda de sensibilidade abaixo do tórax. Apresenta expressão facial e comportamento típicos de dor (irritado, gemente e expressão de medo ao toque próximo à mão fraturada). Recusa-se a conversar durante a entrevista e encontrase deprimido.
Tendo ainda o caso hipotético apresentado como foco, considere que tenham transcorrido 60 dias após o traumatismo. O paciente foi submetido à cirurgia de coluna e da mão nas primeiras semanas do acidente e já se recupera dos problemas agudos vivenciados. Apresenta incontinência urinária e intestinal, fazendo uso de sonda vesical de demora e fralda. A sensibilidade ao toque está ausente em região do tórax, abaixo do nível de lesão e em membros inferiores. Apenas a mãe tem condições de assumir os cuidados do paciente. A alta hospitalar está prevista para o final da semana.
Com base nessa situação e considerando os aspectos do cuidado domiciliar, assinale a opção correta.
É necessária uma avaliação dos aspectos relativos ao indivíduo (capacidades e deficits), à família (apoio familiar e social) e aos recursos (condições de moradia e aquisição de equipamentos).
O gerenciamento do cuidado deve ser direcionado para manter a dependência do paciente.
A incapacidade de realizar tarefas de higiene sozinho demonstra que o cuidado domiciliar está contra-indicado.
O sistema de apoio familiar deve ter pequena participação no cuidado domiciliar.
A educação do paciente deve ser um processo centralizado cujos objetivos devem ser definidos pelo gerente do cuidado e apresentados, posteriormente, ao paciente e família.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...