Dentre os acidentes domésticos freqüentes em escolares, destaca-se
picada de aranha viúva negra, cujo veneno neurotóxico e coagulante destrói proteínas liberando histamina, provocando hemólise e levando a choque e paralisias. É preciso retirar parte do veneno com ventosas e providenciar soro antiaracnídeo.
penetração de insetos no ouvido, cuja solução pode ser colocar óleo de cozinha com um pouco de algodão no ouvido. Depois do inseto morto por asfixia, deve ser retirado por sucção.
afogamento por água salgada que se aspirada em grande quantidade causa hiponatremia, hipervolemia e hemoconcentração. Pode ser necessário efetuar reanimação cardiorrespiratória.
queimadura de segundo grau onde há destruição do epitélio e parte do cório, poupando os apêndices dérmicos. A pele vai apresentar-se eritematosa, com bolhas e exsudato úmido. É preciso cuidados para evitar infecção e diminuir a dor local.
ingestão de desinfetantes de banheiro, detergentes e produtos industriais de branqueamento que podem causar tosse, dispnéia, cianose, agitação e confusão, porque irritam o sistema nervoso central. Êmese é indicada nestes casos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...