Um homem de 45 anos de idade iniciou quadro de malestar, poliúria, polidipsia e polifagia há cerca de um mês, sem ter procurado atendimento em serviços de saúde. Após apresentar complicações em sua condição clínica, buscou o setor de pronto atendimento de um hospital apresentando taquicardia, taquipnéia e hálito cetônico. Era hipertenso e não praticava exercícios. Dizia que toda família era saudável e que não havia relatos de doenças crônicas como diabetes melito (DM) em parentes mais próximos. O médico diagnosticou cetoacidose diabética e solicitou internação para tratamento.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, assinale a opção correta.
A cetoacidose é uma complicação crônica do diabetes que deve ser prontamente atendida, pois o paciente pode sofrer distúrbios eletrolíticos graves.
A alteração no padrão respiratório do paciente pode ser explicada pela cetoacidose, caracterizando-se, nesse caso, por um aumento da freqüência respiratória.
Deve-se preparar o paciente para a administração de medicamentos como a insulina, que deverá, nesse caso, ser por via subcutânea, sendo contra-indicada sua administração por via venosa.
Considerando-se a idade do paciente e o relato de não haver parentes próximos com doenças crônicas, o rastreamento do DM ficou prejudicado devido à ausência de fatores de risco.
O hálito cetônico está ligado à falta de higiene oral do paciente, que deve ser orientado quanto à realização mais efetiva desse procedimento e ao uso de antissépticos bucais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...