Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Um paciente deu entrada em uma unidade de pronto-socorro com quadro de prurido intenso, confuso, hipertenso, taquipneico e com odor de amônia no hálito. Os exames laboratoriais apresentaram uremia, hipercalemia e anemia. Depois de confirmado quadro de insuficiência renal, o paciente foi encaminhado para hemodiálise. A respeito desse caso clínico, assinale a opção correta.
Entre as principais complicações a serem observadas durante o tratamento, incluem-se câimbras musculares dolorosas, dor torácica, hipertensão, taquicardia e sudorese.
A hemodiálise é o método de diálise mais comum utilizado em pacientes em estado grave, que necessitam utilizá-lo por um curto prazo, ou em pacientes com doença renal em estágio terminal (DRET), que precisam de terapia de longo prazo ou permanente.
Em pacientes com insuficiência renal crônica, a hemodiálise impede a morte, compensando a perda das atividades endócrinas e metabólicas dos rins.
Comumente, os tratamentos de hemodiálise ocorrem três vezes por semana, com sessões de uma a duas horas, dependendo do quadro do paciente.
Nesse processo de diálise, as toxinas e os resíduos no sangue são removidos por ultrafiltração e a água por osmose.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...