Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - SUS / Gestão em Saúde - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Uma das formas de consolidação do SUS se dá por meio da formação de recursos humanos. A educação permanente e a educação a distância têm buscado prover o SUS da mão-de-obra necessária, além do aperfeiçoamento dos gestores. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
I A educação a distância, apesar de seus custos menores, obriga gestores e profissionais de saúde a deixarem suas atividades em seus postos de trabalho para se deslocarem para as capitais.
II Devido ao tamanho do país e à municipalização, a educação a distância mostrou-se mais eficiente que a educação intensiva e presencial e, por não precisar de professor, pode ser utilizada até mesmo nos menores e mais distantes municípios.
III O SUS sozinho tem capacidade de formação para dar conta do desenvolvimento dos profissionais de saúde. Instituições de ensino não devem participar desse processo por estarem fora do contato com a realidade da construção do SUS.
IV A educação permanente implica importantes mudanças na formação dos profissionais de saúde, e, também, na educação da população por meio da educação em saúde.
V Uma política de educação para o SUS requer bem mais que o desenvolvimento dos profissionais de saúde que já estão trabalhando no SUS. É uma atribuição legal do SUS ordenar a formação dos profissionais de saúde no país em toda a sua extensão.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e V.
III e IV.
IV e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...