O enfermeiro intensivista tem papel primordial na monitorização respiratória e, caso o paciente precise de ventilação invasiva, sua ação vai desde o gerenciamento do cuidado com o planejamento de materiais necessários para o procedimento até o preparo e a observação do paciente antes, durante e após a obtenção da via aérea definitiva.
Considerando a intubação orotraqueal e a ventilação mecânica, assinale a alternativa INCORRETA.
- A. Para a intubação eletiva, o objetivo é preparar o paciente adequadamente para intubação traqueal, por meio de pré-oxigenação, monitorização e posicionamento adequado durante o procedimento, visando uma laringoscopia ótima.
- B. Para regulagem do ventilador invasivo, pode-se utilizar a FiO2 necessária para manter a saturação arterial de oxigênio entre 93 a 97%.
- C. O enfermeiro deve estar atento à monitorização ventilatória para a asssincronia paciente-ventilador. Esta é a incoordenação entre os esforços e as necessidades ventilatórias do paciente em relação ao que é ofertado pelo ventilador. Esses são eventos frequentes, presentes em 10% a 80% de todos os ciclos e que se associam a prolongamento da ventilação mecânica e da internação na unidade de terapia intensiva.
- D. O circuito do ventilador mecânico, para ventilação invasiva, é único e apresenta válvula de demanda.