O principal objetivo das técnicas de proteção miocárdica consiste em facilitar o reparo cirúrgico das lesões cardíacas ou cardiovasculares, fornecendo ótimas condições operatórias à equipe cirúrgica sem causar dano à função miocárdica. Sobre os métodos de proteção miocárdica, é correto afirmar que:
- A. o cloreto de sódio e o cloreto de magnésio diluídos em soluções cristaloides são os principais agentes químicos responsáveis pela parada do coração na cardioplegia cristaloide.
- B. o cloreto de potássio é utilizado na solução cardioplégica cristalóide para manter a solução mais hipertônica do que o líquido intersticial.
- C. a temperatura das soluções cardioplégicas cristalóides varia de 4 a 70C, objetivando que a temperatura do miocárdio fique entre 12 e 180C.
- D. a escolha por soro glicosado ou de solução de ringer não interfere na formulação da cardioplegia cristalóide, pois a osmolaridade final da solução é a mesma.
- E. a cardioplegia sanguínea hipotérmica pode ser associada à indução morna, quando a primeira dose da solução é administrada na temperatura normal.