Química - Elementos Químicos, Substâncias e propriedades químicas, Tabela Periódica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O biodísel, assim chamado por ser um combustível derivado de fontes renováveis vegetais, pode ser produzido por meio de diferentes técnicas, entre as quais se destacam a esterificação, a transesterificação e o craqueamento térmico e(ou) catalítico. Nessas técnicas de produção, são utilizados como matéria-prima óleos e gorduras extraídos de espécies vegetais (nativas ou não) existentes no Brasil, tais como a soja, o dendê, a mamona.
A tabela abaixo resume algumas propriedades físicoquímicas de certos óleos vegetais e de dois tipos de óleo dísel.
Considerando as informações do texto e os dados da tabela, assinale a opção correta com relação ao biodísel.
A viscosidade e a densidade têm papel importante no bombeamento e no fluxo de combustíveis no interior do motor. Logo, considerando-se apenas esses dois fatores, conclui-se que o Brasil deve investir no cultivo de mamona, que parece ser a mais indicada como matéria-prima do biodísel.
As diferenças nos valores de viscosidade indica que, quanto mais fracas forem as forças de atração entre as moléculas, maiores serão suas viscosidades.
O aumento de insaturações em uma cadeia carbônica aumenta o estado de agregação do material devido à elevação das forças intermoleculares.
O biodísel é um combustível de "queima limpa", por ser essencialmente isento de compostos sulfurados, nitrogenados e aromáticos, sendo considerado menos impactante ao meio ambiente que o dísel de petróleo
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...