Uma servidora viajará dia primeiro de outubro com seu esposo e seu filho para São Paulo, onde fixará residência num bairro da periferia da cidade. No dia 29 de setembro procurou o serviço de saúde para saber se o seu filho, que completa nesta data 1 mês e dez dias de vida, poderia receber a dose da vacina que confere imunidade contra rotavírus. A enfermeira adotou a seguinte conduta:
administrou a primeira dose da vacina imediatamente por via oral, pois a área geográfica onde residirá é considerada endêmica para o rotavírus com alta incidência de diarréia.
informou que a primeira dose somente poderá ser administrada aos dois meses de idade, pois o esquema de vacinação, com três doses, deverá ser concluído quando a criança completar oito meses de vida.
orientou a servidora levar a criança ao posto de saúde da cidade de destino quando a mesma completar um mês e 15 dias de vida, pois será possível administrar a primeira dose da vacina nesta idade.
agendou no cartão de vacinação a imunização para o mês de maio de 2010, pois a vacina é administrada em dose única aos nove meses de idade.
explicou que a servidora deverá buscar orientação no serviço de saúde da cidade onde residirá, pois o esquema de imunização contra o rotavírus sofre variações regionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...