Questão número 48410

O eletrodo de vidro, mostrado na figura acima, é um bulbo, construído em vidro especial, que contém uma solução de concentração fixa (0,1 mol/L ou 1 mol/L) de ácido clorídrico (HCl) ou uma solução tamponada de cloreto em contato com o eletrodo de referência interno, normalmente constituído de prata revestida de cloreto de prata, o que assegura um potencial constante na interface entre a superfície interna do sensor e o eletrólito. O elemento sensor do eletrodo, situado na extremidade do bulbo, é constituído por uma membrana de vidro que, hidratada, forma uma camada de gel, externa, seletiva de íon hidrogênio. Essa seleção é, de fato, uma troca de íons sódio por íons hidrogênio, os quais formam uma camada sobre a superfície do sensor. Além disso, ocorrem forças de repulsão de ânions por parte do silicato, negativamente carregado, que está fixo no sensor. Ocorre, na camada externa do sensor, a geração de um potencial que é função da atividade do íon hidrogênio na solução. Com relação ao eletrodo de vidro, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Eletrodos de vidro estão sujeitos tanto a erros ácidos quanto a erros básicos.

  • B.

    Íons hidrogênio migram através da membrana de vidro para produzir a diferença de potencial.

  • C.

    Eletrodos de vidro são suscetíveis a diminuição da sensibilidade, resposta lenta e erros de leitura, devido a riscos, arranhões, deterioração ou acumulação de resíduos sobre a superfície do vidro.

  • D.

    O "rejuvenescimento" de eletrodos de vidro pode ser feito por meio do tratamento cíclico ácido-álcali, que consiste na imersão, por sucessivas vezes, do sensor em soluções ácida e básica.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...