Considerando as ações e limitações do álcool como agente microbicida na prevenção e no controle das IRAS, é CORRETO afirmar:
O álcool etílico e o isopropílico apresentam ação contra esporos e vírus não envelopados (por exemplo, vírus da hepatite A e rinovírus), caracterizando-se como desinfetantes e antissépticos, porém sem propriedade esterilizante.
A atividade do álcool ocorre provavelmente pela desnaturação de proteínas inclusive dos envelopes de alguns vírus. Não age, porém, na remoção de lipídios destas estruturas.
O álcool apresenta as seguintes características: ser volátil e de rápida evaporação em temperatura ambiente, ser altamente inflamável e possuir importante atividade residual em superfícies.
O álcool etílico e o isopropílico possuem atividade contra bactérias na forma vegetativa, vírus envelopados, micobactérias e fungos.
Apesar de o álcool apresentar inabilidade de penetração em alguns materiais e ausência de atividade esporicida, sua aplicação é indicada no preparo de materiais cirúrgicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...