O profissional de saúde ao assumir seu papel no controle e na prevenção dos agravos decorrentes das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), depara-se com as denominadas bactérias de importância médica, entre as quais os estafilococos. Em relação a esse gênero de bactérias, é CORRETO afirmar:
Indivíduos sadios são colonizados intermitentemente por Staphylococcus aureus desde a amamentação. Essas bactérias podem albergar o microrganismo principalmente no trato gastrointestinal e raramente na vagina.
Para identificação do Staphylococcus aureus multirresistente, o swab retal deve ser encaminhado ao laboratório imediatamente após a coleta, sem refrigerar.
A identificação dos estafilococos, bactérias Gram negativas, é baseada na morfologia que apresenta em meios líquidos, mostrando-se em forma de cocos aos pares, com cachos de uva ou agrupadas.
Existem cerca de 31 espécies de estafilococos coagulase negativa conhecidas, das quais uma das mais frequentes é o Staphylococcus epidermidis, causador de infecções de cateteres e próteses e mais frequente microrganismo encontrado nas fezes.
Os estafilococos são as bactérias não esporuladas que mais resistem no meio ambiente e podem sobreviver por meses em amostras clínicas secas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...