Questão número 484316

Aproximadamente 10% dos pacientes hospitalizados infectam-se pelo fato de serem submetidos a procedimentos invasivos ou pelo uso de terapia imunossupressora. O uso excessivo e indiscriminado de antimicrobianos tem resultado no surgimento de cepas bacterianas multirresistentes. Essa situação tem se transformado ao longo dos últimos anos em um grave problema para a prevenção e o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Em relação a essa problemática, é CORRETO afirmar:

  • A.

    O Staphylococcus aureus é o agente que causa principalmente infecções de corrente sanguínea relacionada a cateteres e infecções de pele e partes moles, frequente nas pneumonias associadas à ventilação mecânica. É um germe Gram-negativo.

  • B.

    Entre os bacilos Gram-positivos não fermentadores de glicose estão o Pseudomonas aeruginosa e Acinetobacter spp, cuja sobrevivência em água e em outros ambientes com requisição de nutrientes favorece sua presença no trato respiratório.

  • C.

    As cepas multirresistentes de A. baumannii são definidas como susceptíveis aos carbapenems, amicacina, sulbactam, inclusive às polimixinas.

  • D.

    As precauções de contato são indicadas para os casos de infecção por bactérias multirresistentes passíveis de transmissão por contato direto, enquanto que nos casos de colonização por agentes multirresistentes, essa indicação não se aplica.

  • E.

    O gênero Enterococcus habita, principalmente, o trato gastrointestinal e trato urinário, cresce em solução salina e em detergentes, sendo que a preocupação atual é a resistência à vancomicina (VRE).

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...