Em relação à higienização das mãos, para a segurança do paciente, é INCORRETO afirmar que:
As técnicas de higienização das mãos podem variar, dependendo do objetivo ao qual se destinam.
Apesar de as evidências mostrarem a importância das mãos na cadeia de transmissão das infecções relacionadas à assistência à saúde, e os efeitos dos procedimentos de higienização das mãos na diminuição das taxas de infecções, os profissionais de saúde ainda adotam uma atitude passiva diante deste problema de saúde pública mundial.
Devem higienizar as mãos apenas os profissionais que trabalham em serviços de saúde que mantêm contato direto com os pacientes. Recomenda-se, ainda, que familiares, acompanhantes e visitantes higienizem as mãos antes e após contato com o paciente, nos serviços de saúde.
As mãos dos profissionais que atuam em serviços de saúde podem ser higienizadas utilizando-se água e sabonete, preparação alcoólica e antisséptico degermante.
A higienização simples das mãos tem por finalidade remover os microrganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujidade propícia à permanência e à proliferação de microrganismos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...