A higienização das mãos é reconhecida, mundialmente, como uma medida primária, mas muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Por esse motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e controle de infecções dentro dos serviços de saúde. Diante do exposto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou em 2009 o manual Segurança do paciente em serviços de saúde: higienização das mãos.
Com relação à higienização das mãos, assinale a alternativa INCORRETA.
- A. A eficácia da higienização simples das mãos depende da técnica utilizada e do tempo de realização do procedimento, que normalmente dura em média 40 a 60 segundos.
- B. A higienização antisséptica é recomendada nos casos de precaução de contato para pacientes portadores de micro-organismos multirresistentes e nos casos de surtos.
- C. A higienização das mãos com preparação alcoólica (sob a forma gel ou líquida com 1 a 3% glicerina) está indicada quando elas não estiverem visivelmente sujas ou ao mudar de um sítio corporal contaminado para outro, limpo, durante o cuidado ao paciente.
- D. Preparações alcoólicas não podem ser associadas a solução degermante recomendada para a antissepsia cirúrgica ou no preparo pré-operatório das mãos dos integrantes das equipes cirúrgicas, sendo contraindicadas para essa finalidade.