As exposições ocupacionais a materiais biológicos potencialmente contaminados constituem um sério risco aos profissionais de saúde em seus locais de trabalho. Os ferimentos com agulhas e material perfurocortantes são considerados extremamente perigosos por serem potencialmente capazes de transmitir mais de 20 tipos de patógenos diferentes.
Assinale a alternativa que apresenta a conduta correta pós-acidente perfurocortante, com exposição a material biológico de fonte conhecida.
- A. Lavar o local com água e sabão. Realizar testes no paciente-fonte: teste rápido para HIV, HBsAg, Anti-HBc e Anti-HCV; no profissional acidentado, realizar: teste convencional para HIV, HBsAg, Anti-HBs e Anti-HCV. As profilaxias pós-exposição dependerão dos resultados dos testes sorológicos do paciente fonte para hepatite B e HIV.
- B. Lavar o local com água e sabão e aplicar álcool. Por se tratar de acidente com exposição a material biológico de risco, iniciar imediatamente a profilaxia pós-exposição para hepatite B e HIV, além de orientar o profissional acidentado quanto ao acompanhamento sorológico durante 6 meses.
- C. Lavar o local com clorexidina degermante. Realizar testes no paciente-fonte: teste rápido para HIV, HBsAg e Anti-HCV; no profissional acidentado, se o esquema para hepatite B estiver completo, fazer o reforço da vacina e iniciar em até 24 horas antirretrovirais, dependendo da condição clínica do paciente-fonte.
- D. Lavar o local com água e sabão. Realizar testes no paciente-fonte: teste rápido para HIV, HBsAg e Anti-HCV; no profissional acidentado, realizar: teste convencional para HIV, HBsAg e Anti-HCV. As profilaxias pós-exposição dependerão dos resultados dos testes sorológicos do profissional acidentado para hepatite B e HIV.