NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 19 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Os processos infecciosos de origem exógena, cujas fontes podem ser os profissionais da área de saúde, os artigos e materiais utilizados em procedimentos e o ambiente merecem atenção no contexto do controle das infecções. Diante do processamento dos artigos médico-hospitalares, eles são classificados como críticos, semicríticos e não-críticos, segundo o seu potencial de contaminação. (Brasil, MS, 1994). Assim, é correto afirmar que:
artigos críticos são aqueles que entram em contato com tecidos ou líquidos estéreis do corpo humano, sendo necessária sua esterilização, após limpeza cuidadosa.
a limpeza automatizada é o passo fundamental no processamento dos artigos permanentes médico-hospitalares. Nenhum processo substitui a limpeza por máquinas, mesmo os de desinfecção de alto nível ou de esterilização
em relação aos profissionais que manipulam os artigos não críticos, durante o processo de limpeza manual, deve ser reforçada a necessidade de utilização de todos os Equipamentos de Proteção Individual e outras práticas de precaução padrão.
a limpeza automatizada de artigos com lumens, considerados semi-críticos, em lavadoras ultrasônicas, remove a sujidade das superfícies pelo processo de cavitação. A presença de resíduos volumosos de sujidade torna ineficaz o processo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...