O auxiliar de serviços médicos deve ajudar a manter a máxima qualidade e integridade instrumentos utilizados pelo profissional médico. Todos os detalhes devem ser minuciosamente levados em conta para que o instrumental dure de acordo com a garantia do fornecedor, desde seu acondicionamento até sua limpeza e esterilização. Sobre o processo de limpeza, esterilização e desinfetar o instrumental assinale a alternativa INCORRETA.
O processo de limpeza de instrumental pode ser manual ou automático, e envolve algumas etapas, como: limpeza prévia, descontaminação, lavagem, enxágüe, lubrificação e secagem.
Quando a limpeza for realizada de forma manual, o instrumental deve ser mergulhado, aberto ou desmontado, quando pertinente, em um recipiente apropriado contendo água e detergente, preferencialmente enzimático, à temperatura ambiente. A seguir, deve ser rigorosamente lavado em água corrente, preferencialmente morna.
Para a descontaminação dos instrumentais deve-se utilizar soluções químicas desinfetantes que são ativas em contato com matéria orgânica.
Os detergentes enzimáticos, quando em boa concentração, ajudam a remover uma boa parte de material orgânico do instrumental, sem causar-lhes qualquer dano.
O processo de limpeza escolhido deverá, para garantir uma limpeza profunda, empregar palhas ou esponjas de aço e outros produtos abrasivos, para a remoção de sujidades remanescentes de qualquer etapa do processo de limpeza.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...