A educação continuada dos profissionais de saúde envolvidos, pacientes e familiares de paciente diabéticos, bem como a implementação de ações preventivas do pé diabético são fundamentais para a redução dos riscos de amputação. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
A correção de deficiências visuais, particularmente a catarata e a melhoria do ambiente doméstico (pisos escorregadios, obstáculos de percurso, luminosidade insuficiente, ausência de corrimãos, suporte ou barras em locais de banho, retirada de tapetes soltos) devem ser incentivadas para minimizar a possibilidade de quedas e lesões em pacientes diabéticos.
A neuropatia influencia a involução das lesões no pé diabético, uma vez que a dor recorrente é causada pela isquemia crônica.
Atualmente, indica-se o uso de filme transparente para a realização de curativos oclusivos em feridas infectadas com moderada quantidade de exsudato.
O pé neuroisquêmico é menos suscetível a ulcerações traumáticas, infecção e gangrena.
Algumas medidas simples podem evitar a ocorrência do pé diabético, tais como o uso de calçados abertos, com solados rígidos, que ofereçam firmeza na pisada. O material deverá ser preferencialmente de plástico ou sintético e com uma ou duas numerações a mais do que o número usual do paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...