A raiva manifesta-se por quadro de uma encefalite aguda, que leva as vítimas ao óbito em praticamente 100% dos casos, constituindo um problema de saúde pública. Acerca dessa doença, assinale a opção correta.
Na suspeita de um caso de raiva, a equipe deverá notificar o Ministério da Saúde, que providenciará o repasse de recursos para a coleta de líquor e raspagem das células da córnea em até setenta e duas horas.
O soro antirrábico e a vacina antirrábica deverão ser imediatamente administrados diante de um caso de suspeita clínica-epidemiológica de raiva humana, de modo a prevenir a ocorrência de encefalite e outras complicações neurológicas.
O Ministério da Saúde recomenda que todo caso suspeito deverá ser acompanhado no serviço de referência ambulatorial do estado ou município em que se localiza. O encaminhamento do paciente para atendimento de média e alta complexidade deverá ocorrer apenas se houver queixas de salivação progressiva, taquipneia e redução do nível de consciência.
Morcegos e cães têm sido os principais responsáveis pela transmissão da raiva no Brasil.
A raiva é uma doença que acomete animais invertebrados por meio do protozoário Toxoplasma gondii, encontrado particularmente na América Latina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...