Em relação às políticas públicas de atenção à saúde do trabalhador, em 2002, foi criada a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador que
propõe ações de saúde do trabalhador inseridas no trabalho das equipes de Saúde da Família e da Unidade Básica de Saúde, privilegiando a capacitação da equipe multiprofissional do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da empresa para efetuar as visitas domiciliares.
tem como premissa básica a participação e controle social dos trabalhadores na identificação dos fatores de risco nos processos de trabalho e as repercussões sobre o processo saúde-doença, na manutenção das condições geradoras de acidentes e doenças.
consiste em uma rede nacional de informações, estruturada de forma diferente do SUS, pois é organizada de maneira centralizada, para implementar ações de assistência e de promoção da saúde do trabalhador, sendo que as ações de vigilância são atribuições do Observatório Nacional de Saúde Ocupacional.
se organiza em Centros de Referência em Saúde do Trabalhador em nível federal, estadual, regional, municipal e distrital, e conforme o tamanho do distrito constitui-se os polos de triagem seccionais.
integra e articula as redes assistenciais e linhas de cuidado de atenções básica, secundária e terciária, pré-hospitalar e hospitalar, nos três níveis de gestão nacional, estadual e municipal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...