Um pilar importante do cuidado pediátrico é a prevenção. Os testes de triagem visam rastrear doenças antes que elas se apresentem clinicamente, com a finalidade de permitir uma intervenção oportuna, evitando ou minimizando os efeitos da evolução natural do agravo.
Sobre a prevenção no cuidado pediátrico, considere as seguintes afirmativas:
1. O teste do olhinho (teste do reflexo vermelho) é o exame de rastreamento para anormalidades no segmento posterior do olho ou para opacidades e deve ser feito com oftalmoscópio, por oftalmologista treinado, antes que o recémnascido receba alta da maternidade.
2. O teste da orelhinha (triagem auditiva neonatal) deve ser realizado em todos os recémnascidos internados em UTI antes da alta hospitalar, e não apenas naqueles com indicativos de alto risco.
3. São fatores de risco para perda auditiva no recém-nascido: asfixia perinatal, hiperbilirrubinemia, meningite e hemorragia intraventricular.
4. O diagnóstico de hipotireoidismo congênito, uma das doenças rastreadas pelo teste do pezinho, é feito mediante dosagem de TSH em amostra de sangue em papel filtro e pode ser falso-positivo quando colhido antes de 48 horas de vida.
5. A incidência de perda auditiva em crianças é maior quando comparada com outras doenças de triagem universal, como a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito, a anemia falciforme ou a hiperplasia congênita de suprarrenal.
Assinale a alternativa CORRETA:
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...