São ações que devem ser realizadas durante o atendimento do recém-nascido em sala de parto de acordo com as recomendações da American Heart Association (2015), EXCETO:
- A. Para recém-nascidos com idade gestacional superior a 34 semanas, uma vez determinada a necessidade de ventilação com pressão positiva, deve-se iniciar a intervenção com o oxigênio desconectado da fonte, ou seja, utilizando fração inspirada de 21%.
- B. Uma vez identificada a necessidade de massagem cardíaca, o recém-nascido deve ser imediatamente intubado e as ações devem ser sincronizadas (ventilações e compressões torácicas).
- C. Bebês prematuros que iniciam respiração espontânea, mesmo que apresentem esforço respiratório, podem ser inicialmente auxiliados com pressão positiva contínua nas vias aéreas, transportados para a unidade neonatal para posterior avaliação da necessidade de intubação sob condições adequadas de sedação e analgesia.
- D. A presença de líquido amniótico meconial com recém-nascido deprimido é uma indicação de intubação imediata e subsequente aspiração sob visualização direta da traqueia.