Em relação à administração de oxigênio suplementar e à utilização de estratégias de assistência ventilatória em recém-nascidos, assinale a alternativa INCORRETA.
- A. Os principais efeitos da aplicação de pressão positiva contínua em vias aéreas (CPAP) são aumento da capacidade residual pulmonar, prevenção de atelectasias e recrutamento de alvéolos atelectasiados por meio do aumento da resistência vascular pulmonar.
- B. Recém-nascidos que necessitam de ventilação mecânica com parâmetros altos podem apresentar quadros circulatórios secundários por aumento da pressão intratorácica e consequente redução do débito cardíaco, podendo ser necessária utilização de aminas.
- C. Quando utilizado cateter nasal, a concentração de oxigênio oferecida com esse dispositivo varia de 30 a 40%, e ajustes devem ser feitos para manter a saturação de oxigênio entre 90 e 95%.
- D. Quando a utilização de Hood é indicada, é importante assegurar, enquanto cuidado de enfermagem, a adequação entre o tamanho do dispositivo e o fluxo mínimo da mistura de ar comprimido e oxigênio necessário para impedir a reinalação de CO2.