Um exame físico completo no recém-nascido deve ser realizado na primeira consulta de puericultura. É consenso que o exame físico e seus achados devem ser descritos e compartilhados com os pais, como forma de facilitar-lhes a percepção das necessidades do bebê. A respeito do exame físico no recém-nascido, assinale a opção correta.
O perímetro cefálico com medidas acima ou abaixo de dois desvios-padrão (< !2 ou > +2 escores z) pode estar relacionado a doenças neurológicas, como microcefalia (de causa genética ou ambiental) e hidrocefalia, o que exige, portanto, melhor avaliação e encaminhamento.
Secreção purulenta nos olhos evidencia conjuntivite e é importante descartar a infecção por gonococo, clamídia ou por vírus da herpes. A conduta correta é aguardar quarenta e oito horas para verificar a involução do quadro.
Se o abdome estiver dilatado, o achado pode sugerir presença de líquido, distensão gasosa, visceromegalias e, se o abdome estiver escavado, isso pode indicar obstrução ou perfuração abdominal.
Deve-se examinar as fontanelas: a fontanela anterior mede cerca de 0,5 cm, tem forma losangular, fecha-se do nono ao décimo oitavo mês e não deve estar fechada no momento do nascimento. A fontanela posterior é triangular, mede de 1 cm a 4 cm e fecha-se até o segundo mês.
O exame da flexibilidade do pé ajuda na diferenciação, sendo desnecessário encaminhar a criança ao ortopedista.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...