O aumento da morbi-mortalidade por câncer, indicada nas estatísticas como 2ª causa de morte por doença no país, preocupa as autoridades. Com isso, é necessária uma atenção especial no planejamento de estratégias de intervenção no processo doença. Leia as sentenças abaixo e marque a alternativa correta.
A ocorrência do câncer de mama em mulheres, antes dos 30 anos, é muita elevada. Segundo o MS, 83% dessas mulheres desenvolvem a doença.
Alguns dos principais fatores de risco relacionados com o câncer de mama são: história familiar, câncer prévio de mama, fatores reprodutivos e hormonais, doença mamária benigna.
No Auto–Exame da Mama (AEM), não há recomendação para que o exame seja feito com periodicidade mensal, pois a evolução dos tumores de mama é lenta, e o AEM deve ser feito trimestralmente, o que dá maior segurança à mulher fazer um diagnóstico precoce.
As mulheres devem estar alerta: a presença de um nódulo mamário, por ser indicativo de neoplasia maligna, e que o AEM substitui o exame clínico de rotina.
O câncer de mama é a neoplasia maligna de menor ocorrência na mulher brasileira, e a ausência do AEM não chama atenção para adequação das estratégias de prevenção da doença.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...