Apesar do acesso universal ao pré-natal, a redução da prevalência da sífilis ainda é um desafio no contexto brasileiro. A respeito desse tema, assinale a opção correta.
As relações sexuais anais e orais não constituem fator de risco para a transmissão de sífilis durante a gravidez.
O agente causador da sífilis é o Trypanosoma cruzi.
Cegueira, surdez, deficiência mental e malformações no feto podem ocorrer devido à transmissão horizontal da sífilis durante a gravidez.
Os fármacos disponíveis para o tratamento da sífilis deverão ser prescritos para o casal (ou parceiros envolvidos); entretanto, a gestante só poderá realizar o tratamento após o nascimento da criança, devido ao risco de a penicilina ocasionar malformações, cegueira e outras teratogenias.
No âmbito da Rede Cegonha, os profissionais da atenção básica poderão realizar os testes para a triagem rápida da sífilis em gestantes e parceiros, visando diminuir a prevalência da doença nessa população. Para que isso ocorra, entretanto, o município terá de optar pela adesão a essa estratégia junto ao Ministério da Saúde e as equipes de atenção básica terão de ser devidamente capacitadas para essa triagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...