Leia as seguintes afirmativas sobre Atenção Pré-natal e Puerperal, assinalando a INCORRETA.
Apesar da ampliação na cobertura, alguns dados demonstram comprometimento da qualidade dessa atenção, tais como a incidência de sífilis congênita, o fato de a hipertensão arterial ainda ser a causa mais frequente de morte materna no Brasil, e o fato de que somente pequena parcela das gestantes inscritas no Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN) conseguem realizar o elenco mínimo das ações preconizadas.
Outra questão crítica da atenção pré-natal é a chamada alta do pré-natal, com a falta de acompanhamento ambulatorial no fim da gestação, momento em que é maior a probabilidade de intercorrências obstétricas.
A atenção pré-natal e puerperal deve incluir ações de promoção e prevenção da saúde, além de diagnóstico e tratamento adequado dos problemas que possam vir a ocorrer nesse período.
A pré-eclâmpsia/eclâmpsia é a terceira causa de morte materna no Brasil e determina o maior número de óbitos perinatais.
Uma atenção pré-natal e puerperal qualificada e humanizada se dá por meio da incorporação de condutas acolhedoras e sem intervenções desnecessárias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...